Japamala, o que é?

20 | 10 | 2019
Japamala, o que é?


Japamala é um cordão sagrado feito de 108 contas usado na meditação tanto no Yoga como Hinduísmo.

A meditação com japamala é utilizada desde há séculos para acalmar, curar e colaborar na evolução espiritual, com o objetivo de potenciar o melhor de nós. São inúmeras as linhagens hindu e budista que utilizam o Japamala com mantra.

Tem origem no sânscrito e é composto por JAPA ( acto de sussurrar repetidamente mantras e MALA que significa cordão/ colar).

É um objecto de devoção espiritual muito utilizado nas orações e mentalizações funcionando como marcador. 

Segunda  a filosofia Yogui, ao completar um circuito de 108 repetições da oração/ mentalização ou mantra alcançamos um estágio superior na consciência.

O Japamala é feito de diversos materiais  nomeadamente rudraksha , cristais, sândalo, entre outros e é constituído por: contas/ cordão / marcadores/ tassel / meru / entremeios.
Mas como usar o Japamala na meditação?

Iremos descrever de forma simples 6 passos para meditação com Japamala, contudo é apenas uma sugestão. 

  1. Encontre uma posição confortável mas alinhada para meditação. Tradicionalmente, a meditação é feita com a pessoa sentada no chão. Contudo, pode usar almofadas que ajudam a se manter confortável tanto nas costas como nádegas. Caso opte por se sentar numa cadeira, mantenha os pés apoiados no chão e a coluna o mais erecta possível. Mantenha-se relaxada, descontraia e preste atenção na sua respiração. Abra a sua mente e o seu coração.
  2. Feche os olhos preferencialmente. Durante a meditação pode estar com os olhos fechados ou semi-abertos, optando pela que lhe permitirá focar mais a atenção no presente.
  3. Respiração lenta, relaxada e profunda. A respiração deve ser feita pelo nariz e diafragmática, ou seja, expanda a barriga a cada respiração e contraia com a expiração.
  4. Segure o Japamala com a mão e use o polegar para contar cada mantra. Com o polegar, vai contando os mantras ou mentalizações que recitou. A cada recitação avance na conta  passando à seguinte. O dedo indicador deve ficar afastado da mão e não deve tocar no Japamala uma vez que representa o ego e está associado ao pensamento (o objectivo da meditação incide precisamente na suspensão do pensamento). O meru não deve ser contabilizado nas 108 contas pois é a representação do absoluto e está fora da roda de samsara, contudo marca o ínicio e o fim do Japamala.
  5. Continue a avançar  nas contas a cada mantra até que termine no guru ( professor). Quando chegar ao guru significa que completou as 108 repetições. Caso tenha um japamala de 27 contas terá que repetir o processo 3 vezes.
  6. Passo 6 - sempre que surgirem pensamentos, mude o foco para o japamala e respectivo mantra. Pode experimentar diversos ritmos de recitação de modo a encontrar o mais adequado ou seja, o que prende mais a sua atenção. Se conseguir sincronizar a respiração juntamente com a recitação mais eficaz se torna a meditação.

 3 Formas de usar o Japamala

  1 - Usar como colar, preferencialmente com o guru ou meru atrás do pescoço.

  2 - Enrolado em 3 ou 4 voltas no pulso, dependendo do tamanho do seu pulso e do tamanho de contas do seu japamala. Contudo, deve ter em atenção o facto de que ao utilizar deste modo poderá enfraquecer o cordão e consequentemente rebentar mais fácilmente.

  3 - Usar como pulseira  um Japamala de 27  ou 54 contas. Caso incomode nas atividades diárias recomenda-se que o retire. 

Como Guardar o Japamala?

Deve guardar preferencialmente num lugar limpo, num espaço ou caixinha considerado por si especial. 

Como escolher um japamala e consagra-lo?

Para iniciar a prática com o Japamala deverá escolher um mantra ou mentalização. O mantra é uma palavra com origem no sânscrito que pressupõe uma ou mais palavras que devem ser cantadas em voz alta ou silenciosamente para invocar qualidades espirituais promovendo assim a transformação da consciência, da cura e/ou da concretização de desejos. 

Ao seleccionar um mantra deve ser claro quanto á sua intenção e poderá testar alguns a fim de ver qual  deles ressoa mais com a sua energia. Após a escolha do mantra ou intenção deve iniciar a meditação e praticar durante 40 dias consecutivos. Irá após este tempo absorver a energia da intenção ou mantra com que foi consagrado e beneficiar dela, sendo também recomendado que o transporte consigo.

Para um novo mantra ou intenção é recomendado mas não obrigatório adquirir outro Japamala, uma vez que a energia do cordão é substituída. 

Sugestão de Mantras recomendados 

  • para remover negatividade: PRANA APANA SUSHUMNA HARI
  • para aumentar a prosperidade: EU SOU GRATA POR TUDO O QUE TENHO

Deverá ser oferecido por um mestre ou escolher um modelo numa loja consoante a sua intuição assim o indicar. 

Independentemente da crença religiosa, esta prática movimenta a nossa energia, libertando-nos do stress do quotidiano promovendo a concentração e consequentemente uma mente mais leve capaz de gerar uma transformação interior manifesta no exterior. Através do japamala elevamos a nossa mente, corpo e espírito. Pode e deve ser usado por todos aqueles que pretendem uma vida mais consciente e harmoniosa.

Na loja online encontra Japamalas feitos artesanalmente e consagrados🙏

Disponíveis aqui 👇

Link:https://www.artzen.pt/japamala...